ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 103-2


Poster (Painel)
103-2PROSPECÇÃO DE MICRORGANISMOS PRODUTORES DE LIPASES E SURFACTANTES PARA REMOÇÃO DE ÓLEOS NATURAIS E LUBRIFICANTES DE EFLUENTES
Autores:SANTOS, E. C. L. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL D ALAGOAS) ; FERREIRA, L. F. R. (UNIT - UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; LIRA, G. M. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL D ALAGOAS) ; LÓPEZ, A. M. Q. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL D ALAGOAS)

Resumo

A alta demanda mundial por energia, combustíveis e lubrificantes nos setores industriais e domésticos, bem como os problemas de poluição atrelados a sua ampla utilização, têm estimulado a busca não só de fontes alternativas menos deletérias (biodiesel, etc), mas formas de acelerar a degradação desses produtos no ambiente. Este trabalho visou selecionar microrganismos com alto potencial de produção de lipases (triacil-glicerol hidrolases, EC 3.1.1.3) e/ou biosurfactantes, a fim de avaliá-los no tratamento de águas residuárias contendo lubrificantes de veículos ou biodiesel. Para tanto, foram feitas análises das características físico-químicas de efluente de tanque de equalização da lavagem de veículos de uma indústria sucroalcooleira em Alagoas, e a partir desse resíduo foram isolados e selecionados microrganismos com tal potencial, os quais foram também submetidos a testes de identificação morfológica e bioquímica. A degradação dos compostos lipídicos foi avaliada utilizando-se culturas sólidas contendo 0,1% de glicose, 0,1% de óleos [de oliva (O), canola (C), Girassol (G) mineral (M) e lubrificante (L) Castrol Agripower® (utilizado nas máquinas industriais e agrícolas da S.A. Usina Coruripe)], e 0,5% de fontes de nitrogênio [sulfato de amônio (SA), nitrato de sódio (N), peptona (P) ou extrato de levedura (EL)]. O inóculo consistiu de 100 µl de uma suspensão 104 células/mL. O crescimento foi determinado através das contagens de colônias (UFC) e de células, ambas realizadas 120 h após a incubação (30ºC, escuro), e da comparação percentual com culturas controle isentas de fontes de lipídeos. Dos 12 microrganismos isolados, 5 bactérias pertencentes aos gêneros Klebsilla, Kurthia, Corynebacterium e Bacillus mostraram-se lipolíticas, utilizando para isso fontes orgânicas ou não de nitrogênio. Os dois isolados de Bacillus (LBPMA-J1 e LBPMA-L1) e o de Klebsiella (LBPMA-M1) apresentaram a melhor capacidade surfactante e lipolítica na combinação G+EL, sendo as concentrações biosurfactantes, em eq.mg SDS/L, respectivamente de 111,75, 180,5 e 134,3. Em seguida, realizaram-se ensaios de atividade lipolítica em frascos contendo o efluente líquido (pH 5,5) acrescido de extrato de levedura ou sulfato de amônia (3 g.L-1), sob agitação (120 rpm), a temperatura de (30± 1 ºC), e tendo como variáveis os isolados de Bacillus e de Klebsiella no decurso do tempo (0; 48; 96 e 140 h). Após 96 h, a remoção de DQO do efluente foi de cerca de 72-84% para os três isolados.


Palavras-chave:  ATIVIDADE LIPOLÍTICA, BIODEGRADAÇÃO, EFLUENTE, LUBRIFICANTE, ÓLEOS E GRAXAS